quinta-feira, 5 de maio de 2011

A NATUREZA PEDE SOCORRO

Falar sobre o Povo Cigano que ama a natureza e não dedicar uma página desse blogger, no sentido de colaborar com a conscientização e preservação ambiental, não teria o menor sentido. Cada vez mais a Espiritualidade vem nos alertando, para mudarmos nossos conceitos e nossas ações em relação ao  planeta. Temos que vigiar nossos hábitos descuidosos e procurar entender como eles agridem diretamente o nosso planeta. Não desista do nosso Planeta! Todos nós podemos ajudá-lo. Não se preocupe com aquele, que faz menos do que você. Faça a  sua parte!!! Por menor que seja, cada um fazendo a sua parte, a soma disso só vai nos favorecer e beneficiar.

Será que alguém consegue realmente imaginar, que no futuro, poderá haver escassez de água e alimento? Não... ninguém verdadeiramente consegue pensar ou até mesmo acreditar nisso. Alguns até defendem a tese de que o planeta se auto-regenera... sim , com certeza, ele é vivo, mas  leva tempo e esse processo nos traz consequências por vezes insuperáveis  Temos que cuidar do nosso PLANETA. Algo muito maior do que nosso mundinho pequeno e rotineiro. Ampliar nossa mente para algo maior. Começar um processo de reeducação interior. Começar a pensar de que maneira as nossas atitudes estão afetando o planeta. Bom... eu comecei fazer isso.... não é fácil!!! Determinados hábitos parecem que estão empreguinados e hoje luto contra isso. Para cultivar essa preocupação dentro de mim, comecei a buscar essas informações e claro que me deparei com uma grande descoberta: Estamos interligados com tudo e com todos. Somos uma coisa só. Uma única energia na qual tudo e todos estão inseridos. Tudo tem uma reação para cada ação. É como uma pedrinha que jogamos na água, ela espalha a água em volta quando ela cai. A menor ação vai provocar uma reação. Então pensei: NOOOOSSSSA!!! COMO CONSEGUI VIVER ATÉ HOJE TÃO TRANQUILAMENTE SEM ME PREOCUPAR COM ISSO? Posso garantir, não foi falta de educação em casa, ou na escola. Foi falta de visão mesmo. É uma  questão de como você se posiciona neste Planeta. Parte dele ou aparte dele. Vivemos em uma cadeia viva. Fazemos parte dela. Usufruímos  dessa energia, na qual também somos energia. Eu como a maioria, tentamos colocar a responsabilidade disso aos poderosos empresários e governantes que desmatam e poluem o Ecosistema, mas na verdade somos nós os maiores culpados, porque permitimos que eles prosperem consumindo tudo o que eles produzem e vendem. Se o egoísmo não fizesse parte de nós, seres humanos, nos contentaríamos em ter só o estritamente necessário para nossa sobrevivência, mas ao invés disso alimentamos esse comércio desmedido, onde os valores se invertem: TER É MAIS IMPORTANTE DO QUE SER. Alimentamos essas ofertas. Não nos contentamos com pouco, queremos mais, queremos o melhor. Hoje a escola ensina as crianças a serem vencedores, os melhores profissionais, o numero 1, estimulam a concorrência entre seres humanos, algumas religiões estimulam a rivalidade e daí eu pergunto: Aonde esta aquele papo de que o sol brilha pra todos, ou que DIVIDIR É MELHOR DO QUE SOMAR, se brincar, nem as estorinhas infantis são contadas mais da mesma forma. Na verdade a população cresceu, tudo cresceu... até o lixo cresceu e o MUNDO. .. ESSE FICOU PEQUENO DEMAIS.


Somos a roda que movimenta tudo isso. O nosso consumo desmedido é o estimulante para que as chaminés das fábricas e metalúrgicas se mantenham cada vez mais acessas poluindo nosso ar, que maquinários invadam cada vez mais nossas florestas, que o mar e os rios sejam cada vez mais envenenados por produtos tóxicos, que cada vez mais, utilizem agrotóxicos nas lavouras e que hormônios sejam aplicados, em quantidades absurdas, nos animais (gados, porcos e aves) para garantir bons lucros. Alimentamos diariamente isso, quase tão ingenuamente, como aquela criança que enganamos com um pirulito para parar de chorar,.. e eles alimentam nossa vaidade e ambição com seus joguinhos de marketing e propaganda, fazendo-nos acreditar num falso padrão de vida, que julgamos ser de boa qualidade, mas na verdade, uma vida de padrões totalmente incoerentes. Eles são o FOGO e nós somos a CHAMA que vai queimando e minando o nosso PLANETA. Esse discurso, não é de uma pessoa, anti-progressista, ao contrário, apenas não concordo com a formula que vem sendo aplicada PROGRESSO = DESTRUIÇÃO. Acho que o progresso é um fenômeno natural da humanidade, o problema é que pulamos etapas nessa trajetória, pois não progredimos equilibradamente. Então me pergunto: Se vivemos em uma cadeia viva, onde toda ação gera uma reação, será que estamos progredindo realmente, ou estamos correndo e avançando para tampar o buraco que deixamos pra atrás? Com o desequilíbrio do Ecosistema houve o surgimento de novas doenças, vírus mais fortalecidos  obrigando a Ciência e a Medicina avançarem em suas pesquisas. Isso é progresso? Não é. Estamos apenas reagindo ao nosso descaso do passado, porque o planeta está nos cobrando alto demais. Na verdade tudo esta interligado: uma é a causa e a outra consequência. Não é difícil saber quem é quem nessa história. A NATUREZA É PERFEITA E NÓS SERES HUMANOS ...somos apenas humanos!

O importante é saber que somos a maioria A CHAMA que detém esse controle. Os agentes agressores diretos da natureza e do planeta, só existem porque os alimentamos. E de que forma os alimentamos? Consumindo exageradamente. Somos os agentes indiretos. Mas podemos reverter isso, basta nos conscientizarmos, que somos o começo, a ponta inicial desse novelo e não o fim. NÓS "A CHAMA" SOMOS A MAIORIA E O PODER DE MODIFICAR ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!!!

Valéria Castelo Branco