quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ONIROMANCIA

SONHOS SÃO SEMPRE PREMONITÓRIOS NO SENTIDO EM QUE NOS AVISAM DE UM ACONTECIMENTO QUE VIRÁ. MAS COMO INTERPRETÁ-LOS? 
  
O sonho é uma função vital, sem vida onirica enquanto dormimos, não conseguiríamos sobreviver. Mas a propensão para o sonho não é exclusiva da vida noturna.Em estado de vigília também se sonha. Não nos referimos ao estado de especular, ou imaginar, mas aos sonhos que temos acordados esses curtos instantes de evasão em que o espírito se liberta, deriva, instantes durante os quais estamos imersos num estado entre a vigília e o sonho. Desde sempre o homem sonha tal como respira, às vezes, os seus sonhos tornam-se realidade.


PARA QUE SERVEM OS SONHOS?


Na Babilônia, no antigo Egito, em Israel, na Pérsia, na Índia, na China, no Japão, já se formulavam essa questão muito antes do aparecimento da escrita. E também eram conhecidos os efeitos terapêuticos da interpretação dos sonhos. Mais tarde nos países islâmicos, a oniromancia foi a única arte adivinhatória aceita pelo Profeta e pregada aos crentes. Estes elaboravam um verdadeiro código moral para a prática dessa mancia, que nada deve ao sistema elaborado pelos nossos psicanalistas atuais. Assim eram as palavras que pronunciava, o Oniromante (intérprete dos sonhos), quando alguém se dispunha a confiar-lhe o seu sonho: "Que o bem lhe seja próximo e que o mal se afaste de você! Que seja  um bem para você e um mal para seus inimigos! Louvado seja Alá, Senhor do Universo! Conte o seu sonho".
Os psicanalistas jungianos explicam que os nossos sonhos são portadores de mensagens simbólicas, cuja a interpretação é um bom meio para nos conhecermos a nós mesmos.


COMO INTERPRETAR NOSSOS SONHOS?


Um método simples que se inspira nas técnicas da oniromancia tradicional consiste em fazer um diário. tenha sempre à sua disposição um caderno, cada vez que lembrar de um sonho, escreva-o sem esquecer de pôr a data. Não pare para pensar que é completamente fantástico, irracional,o absurdo. O essencial é que possa voltar a ele com facilidade e que o possa contar sempre que o desejar. Ao escrevê-lo não procure efeito de estilo. Seja o mais expontâneo e conciso possível. de certo modo ao escrever seu sonho, você se libertará dele e poderá refletir comodamente. Em qualquer momento você poderá ler e recordar de novo o seu sonho. Sem dúvidas, encontrará analogias, concordâncias e nexos comuns entre estes sonhos e os que terá posteriormente. Para entender o sentido dos seus sonhos, você poderá consultar um bom dicionário de símbolos. Mas isso não lhe deve impedir de recorrer a um princípio de interpretação simples, baseado na analogia,nos jogos de palavras, nos símbolos e na dedução. Com efeito, cada um de nossos sonhos é um enigma. A partir de agora, para interpretar seus sonhos, transforme-se em um detetive." Onde está a pergunta, está a resposta", disse o mestre da oniromancia indiana. Você precisa saber que em quase todos os casos você é a única pessoa capaz de interpretar seus sonhos.


TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO ASTROLOGIA (PRESSÁGIOS, CRENÇAS E MISTÉRIOS)