quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MANDALA


OS CÍRCULOS MÁGICOS


"DEUS É UMA ESFERA CUJO CENTRO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES E CUJA CIRCUNFERÊNCIA ESTÁ EM LUGAR NENHUM." (Provérbio Tibetano)


O significado e benefícios dos mandalas em sua vida




Os mandalas são imagens circulares usadas há milénios por povos orientais para expressar, por meio de um desenho, a experiência  de contato com a energia divina. Nos mandalas estão expressas as relações entre o Homem e o Cosmos, entre a busca de conquistas materiais e a energia espiritual que esta por trás delas.Em outras palavras, os mandalas são um caminho para conhecer Deus.
O primeiro mandala que chamou a atenção da humanidade e que durante muito tempo foi considerado o próprio Deus e o Sol. Todas as culturas, através da historia, possuíam círculos mandalicos, sempre ricos em significados, na arquitetura de seus templos, nos totens e objetos de idolatrados, na forma de seus rituais ou nas danças e lugares sagrados.
A palavra mandala vem do sânscrito e significa circulo magico. Entre os povos orientais, atribui-se aos mandalas a caracteristica de representar graficamente o ritmo, o movimento e a harmonia que regem todo o Universo, inclusive a natureza e o próprio ser humano.


CURA E BEM-ESTAR


Em sua estrutura, um mandala é basicamente um círculo e é formado por um centro, pela radiação que emana desse centro e pela sua periferia. De uma simplicidade quase infantil, essa estrutura comporta trabalhos artísticos altamente complexos e permite, em sua análise, a comparação muitas outras estruturas.
Para os hindus, por exemplo, um mandala é a reprodução da mente humana equilibrada. Por esta razão, meditar corretamente, olhando para um mandala, pode reordenar os processos mentais, trazendo paz e soluções para conflitos sobre os quais nem mesmo conseguimos raciocinar. Ou seja, mesmo sem que você saiba exatamente o que causa uma determinada pertubação em sua vida, a meditação com o auxílio dos mandalas pode acabar com o problema. Povos orientais conseguem superar até mesmo os limites da menre, penetrando em dimensões mais profundas do ser e buscando encontrar seu próprio centro.


BUSCA ESSENCIAL


Diz a tradição oriental que o centro do mandala representa a força espiritual  misteriosa, origem e essência de tudo, de onde brota a energia que irradia em direção à periferia do círculo e para onde ela depois se recolhe. 
Os astrônomos acreditam que o Universo começou com uma grande explosão, que ele ainda estaria em expansão a partir desse centro e que um dia esse movimento tenderia a se inverter, retornando lentamente em direção ao centro. Dizem ainda essas teorias que as diferentes galáxias estariam ligadas entre si por um mesmo campo de energia, e que haveria entre elas uma troca constante.
Para os tibetanos, um mandala, usado durante a meditação, pode abrir as portas da percepção. E você vai então poder ver que, muito mais que mente e corpo, você é uma energia que está em constante contato com o resto do Universo. Você enfim, uma pequena parte de Deus, e todas as soluções e objetos  de suas buscas estão aí dentro mesmo, esperando para serem descobertos.