domingo, 9 de outubro de 2011

ELEMENTO ÁGUA

Símbolo do Elemento Água
DA NASCENTE, O REGATO; DOS REGATOS, O RIO; DOS MARES , O OCEANO. A ÁGUA DO OCEANO SOBE AO CÉU E DESCE NOVAMENTE  À TERRA. ÁGUA. ASSIM É O CICLO DA VIDA.







O ciclo da água remete para o mito do eterno retorno e ao princípio dos vasos comunicantes que favorecem a regeneraçao. A água cai do céu, penetra na terra e reaparece na superfície sob a forma de fontes, córregos, rios, que desembocam nos mares e nos oceanos.
o fogo e o calor do Sol provocam a saturação e a condensação do ar, a evaporação da água dos mares e dos oceanos, a formação das nuvens - constituídas por partículas de água líquida ou sólida - empurradas pelo vento. Sob o efeito das pressões atmosférica, os aguaceiros e as precipitações caem sobre a terra.
Se a água da chuva não caísse do céu, a terra não seria nem fecunda nem fértil, mas seca e estéril. Por esta razão, é uma verdadeira fonte de vida. Se a terra não filtrasse, nenhuma fermentação seria possível, as sementes não poderiam transformar-se. A água é o grande princípio da regeneração e da metamorfose.
Assim, a água segue um ciclo relativamente imutável, que vai do estado líquido ao sólido - sem esquecer o gasoso - e reproduz-se aproximadamente trinta e quatro vezes no decorrer do ano terrestre.


A ÁGUA DOS RIOS E AS ÁGUAS-MÃES


As grandes civilizações da Antiguidade nasceram e cresceram à margem dos grandes rios, citemos o Tigre e o Eufrates, na Mesopotâmia, o Nilo no Egito... Na antiga China, ao iniciar-se o ano (segundo o calendário chinês), o imperador, chamado "Filho do Céu", encarregava-se de realizar os sacrifícios aos quatro grandes cursos de água. Na Índia, o Ganges é o rio branco da salvação e Yamuna o rio negro das origens. Ambos se relacionam com Vishnu e Shiva que, juntamente com Brahma, o deus supremo, formam a trindade hindu.
Segundo a tradição judia,o rio do mundo Superior é o das graças e das influências celestes.
Em todas as civilizações antigas observamos a mesma crença na origem celeste e divina dos rios. De fato, já que a àgua é o elemento da origem por excelência, o grande princípio da vida na Terra, todos os mitos de criação do mundo aludem às Águas Superiores, que se separam das Águas inferiores, gerando assim os rios e os mares depois de um dilúvio ou de uma caos inicial. Água é o elemento da abnegação do perpétuo "dar-nos aos outros". A água não tem outra razão de ser senão o fato de dar-nos aos outros. Sua determinação reside em não ser nada determinada, e é a razão pela qual Hegel chamou-a " mãe do todo o determinado". Trata-se das águas mães originais e nutritivas. Por ser a Água fonte da vida,ao bebê-la ou ao mergulharmos nela, regeneramo-nos. Água é ainda um símbolo de fertilidade, de benção, de purificação, de sabedoria, de eternidade, de amor infinito, sem limite, e de vida espiritual, o Mare Nostrum, a nossa mãe.