quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

OS CHAKRAS



NO OCIDENTE DENOMINAMOS CKAKRAS OU CHACRAS AOS 7 CENTROS PSÍQUICOS OU VITAIS DO CORPO SÚTIL OU CORPO ETÉREO DO HOMEM


Chakra é uma palavra do sânscrito que significa roda, círculo, e que designa o disco solar, atributo do deus hindu Vishnu. Para compreender bem o sentido dos chacras, é preciso situá-lo no contexto da civilização e da cultura indianas e do hinduísmo, a religião mais antiga do mundo.

OS FUNDAMENTOS DA EXISTÊNCIA DOS CHACRAS

A existência e utilidade da chacras baseia-se em quatro princípios fundamentais: o karma, a mâyâ, o nirvana e a ioga.

O karma,ou ato,é a lei de causa e efeito que obriga a alma viver, morrer e renascer indefinidamente, segundo a crença na reencarnação.

A mâyâ, que significa ilusão, aparência, é o encadeamento dos ciclos perpétuos, dos acontecimentos, das circunstâncias, dos desejos que cegam os olhos dos homens.

O nirvana, que se traduz muitas vezes por iluminação ou êxtase,mas que literalmente significa extinção, desaparecimento, é uma libertação, uma saída do ciclo de renascimento que encandeiam a alma.

Ioga é um conjunto de técnicas físicas e mentais que o homem pode utilizar para chegar a esta libertação. essa técnica baseia-se em exercícios cujo objetivo é ativar os chacras.

OS SETE CHACRAS PRINCIPAIS

De fato os chacras são centro vitais situados entre o corpo sútil ou etéreo e o invólucro carnal, e unem um ao outro. Distinguimos sete chacras principais, cada um deles com a sua função especifica, mas unidos um ao outro. Sobrepõem-se ao longo da coluna vertebral, desde a parte inferior das costas até a parte mais alta da cabeça.





CHACRA BÁSICO
Situado  sob os órgãos genitais, relaciona-se com os órgãos excretores e reprodutores, bem como o sentido do tato. Seu elemento é a água e é representado por uma meia-lua horizontal, ao ativar este chacra, desenvolve seus poderes psíquicos, suas intuições e consegue um domínio total de seus sentidos. A partir daqui, já não será vítima de sentimentos excessivos e contraditórios.




CHACRA ESPLÊNICO
Possui a cor Laranja e atua diretamente no baço, supra-renais, é importantíssimo para a secreção das glândulas e órgãos endócrinos. É responsável pela vitalidade dos nervos.
O excesso de energia absorvida pelo Esplênico, que não for usada pelo organismo, é expelido pelos poros em forma de emanação energética.
Quanto maior sua absorção, mais poderoso o magnetismo pessoal, muito utilizado nos trabalhos de cura.



CHACRA UMBILICAL

Situado na região lombar, à altura do umbigo, está em relação com o estômago, esófago, pâncreas, fígado, vesícula e intestinos, mas também com a visão. Seu elemento é o fogo. É representado por um triângulo com o vértice para baixo. Ao despertar este chacra, permite libertar-se da dor e da doença.




CHACRA CARDÍACO
Situado na região do coração, controla este órgão, mas também o sentido do tato. Seu elemento é o ar. É simbolizado por uma estrela com seis  pontas. Ativar esse chacra desenvolve sua capacidade de amor, seu sentido de harmonia.




CHACRA LARÍNGEO
Situado à altura da garganta ou na base do pescoço, relaciona-se com o plexo laringítico e com a pele. Seu elemento sútil é o éter e seu símbolo um círculo dentro de um triângulo invertido. Ativar este chacra pode alcançar a imortalidade, já que vive a partir deste momento fora do tempo, além do passado, presente e futuro, os quais domina.


CHACRA FRONTAL
Está situado entre as sobrancelhas, na base da testa; no ocidente foi chamado de "terceiro oho' ou "terceira visão". Está em relação tanto com os olhos como com a vista interior, os sonhos e a vida psíquica. Reside na consciência. É representada por um lótus de duas pétalas que contém um triângulo invertido. Ao ativar este chacra adquirimos os poderes enumerados nos cinco chacras anteriores, obtidos graças ao despertar de nossa consciência.




CHACRA CORONÁRIO
Situado na parte superior do crânio, relaciona-se com as faculdades mais elevadas do espírito. É chamado o lótus de mil pétalas. Esse chacra ativado permiti atingir uma supraconsciência, um conhecimento absoluto, um grau de felicidade suprema que liberta definitivamente da vida terrestre e de suas contingências materiais.



TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO: PRESSÁGIOS, CRENÇAS E MISTÉRIOS (COLETÂNEA)